As analises das rações devem incluir durante o Verão os minerais essenciais.

Foto: Reprodução Internet

No Verão deve-se baixar o nível de carbohidratos na ração a não ser que o trabalho seja intenso e mesmo assim deve-se substituir parte dos cereais por óleos gordos, o que é importante para que os cascos se mantenham saudáveis.

As analises das rações devem incluir durante o Verão os minerais essenciais (cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro manganésio, cobre e zinco) e deve-se suplementar qualquer carência, especialmente se esta for em magnésio.

A Biotina é uma vitamina essencial para um crescimento saudável dos cascos, necessitando os cavalos de 3mg de biotina por cada 100kg do peso o que totaliza 15mg/dia para um cavalo de 500kg. A suplementação deve ser feita durante um período de 6 a 12 meses. Há outros nutrientes importantes que devem ser pesquisados tais como a metionina, iodo, ácidos gordos e vitamina A.

Verifique se não está a fornecer suplementos a mais ao cavalo quando adiciona suplementos à ração pois esta já contem alguns. Em certos casos justifica-se uma consulta a um médico veterinário ou nutricionista para confirmar que o total de suplementos fornecidos está dentro dos parâmetros normais.

Confira os níveis de proteína, que devem ser de 11% para cavalos em trabalho leve e com algum sangue e até 12 ou 13% para cavalos em trabalho médio ou mais pesado.

Evite a inclusão de melaço pois hoje em dias usam-se óleos para aglutinar os produtos secos em substituição da utilização de melaço. Todos estes cuidados fazem com que os cascos se mantenham fortes e saudáveis e dão mais protecção contra laminites (aguamentos) especialmente se forem combinados com outro tipo de medidas.

Fonte/Créditos: equisport.pt/Dr. Carlos Rosa Santos