Adubos de origem orgânica, esterco de aves e torta de mamona são opções que vão te ajudar na produção do abacaxizeiro

Sempre é necessário realizar a análise de solo da área onde ocorrerá o cultivo)

Qual é a melhor adubação para o plantio de abacaxi?

Antes de iniciar o plantio do abacaxizeiro, realize a análise de solo da área onde ocorrerá o cultivo. Quando da divulgação do resultado, é indicado contar com a assessoria de um engenheiro agrônomo para a interpretação dos dados. A leitura correta das informações dará base para a aplicação certa de adubos e corretivos do solo, permitindo obter uma produção de frutos de qualidade e com boa produtividade. Se disponível na propriedade, podem ser utilizados adubos de origem orgânica, como 0,5 a 1 litro de esterco bovino curtido por planta.

Esterco de aves e torta de mamona são outras opções. Também introduza diretamente na cova, ou no sulco de plantio, uma fonte de fósforo, como 10 a 14 gramas de superfosfato simples por planta. Quando há disponibilidade de adubos orgânicos, pode ser aplicado de 0,5 a 1,0 l de esterco bovino curtido por planta.

Consultor: Tullio Raphael Pereira de Pádua, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Rua Embrapa, s/n, Cruz das Almas (BA), CEP 44380-000, tel. (75) 3312-8052, www.embrapa.br/fale-conosco

Fonte: Revista Globo Rural