Em 24 páginas estão um apontamento de projetos, atividades, iniciativas e colaborações às cadeias produtivas.

A Embrapa Suínos e Aves apresenta nesta semana o Relatório de Atividades 2017, onde destaca as principais ações realizadas no ano passado pelo centro de pesquisa localizado em Concórdia-SC. Em 24 páginas estão um apontamento de projetos, atividades, iniciativas e colaborações às cadeias produtivas.

“Com criatividade, a equipe superou o cenário de redução de orçamento e estabeleceu promissoras parcerias, numa aproximação crescente da agroindústria. Também iniciou a inserção em novas cadeias, como de patos e perus, atendendo às demandas do setor. Tudo sempre alinhado à visão de futuro e às prioridades da Embrapa, estabelecidas em documentos de visão e prospecção”, disse a chefe geral da Unidade, Janice Zanella.

A Unidade teve uma contribuição importante na efetivação de políticas públicas envolvendo temas como reutilização de cama aviária, modernização dos Sistema de Inspeção Federal, destinação de animais mortos e controle de javali. Na questão de genética, o Campo Experimental de Suruvi concentrou esforços e entrará em funcionamento ainda este mês. Isso garantirá a manutenção do Núcleo de Conservação Genética de Aves e dará novo rumo à área experimental. Também foi desenvolvida uma vacina contra a pasteurelose, uma doença pulmonar suína.

“Com este relatório queremos reforçar o compromisso da Embrapa Suínos e Aves em contribuir com a evolução da suinocultura e avicultura, garantindo que o produto final atenda às necessidades de toda a sociedade”, falou Janice.

O relatório impresso é bilíngue (português e inglês) e será enviado aos principais públicos da Unidade, como autoridades e parceiros. Uma versão eletrônica e navegável, com links para vídeos e notícias, projetos ou soluções tecnológicas relacionadas com cada destaque da publicação está disponível no Portal da Embrapa Suínos e Aves (www.embrapa.br/suinos-e-aves/relatorio) e pode ser baixada diretamente no endereço bit.ly/Embrapa2017 (link encurtado e seguro). No Portal também estão as versões para download no formato .pdf das edições em português e inglês.

Fonte/Créditos: Lucas, Scherer Cardoso, Embrapa