Entretanto, precipitações serão beneféficas para desenvolvimento das culturas de inverno.

Foto: Reprodução Internet

O retorno das chuvas ao Sul do Brasil possibilitou uma elevação dos níveis de umidade do solo, mesmo que ainda parcial em algumas localidades, melhorando as condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno, em especial o trigo, informa a Climatempo.

Ao longo da semana, uma nova linha de instabilidade poderá se formar sobre a faixa central do Brasil e a partir de quinta-feira (17) poderão ocorrer chuvas mais intensas sobre o Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A chuva prevista mais para o final de semana sobre estes Estados irão atrapalhar o pleno andamento da colheita do café, cana de açúcar e também do milho safrinha, as vai ajudar a elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. Para o café a chuva poderá induzir a floração.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a chuva só deverá retornar no próximo final de semana, onde há previsões, novamente, de chuvas mais volumosas, o que mantém uma condição ainda mais favorável ao trigo, bem como ao preparo do solo para as novas culturas de verão – safra 2017/18. Aos poucos, esse sistema avançará novamente à região central do Brasil. Já, no Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Goiás e Pará o tempo segue aberto e sem previsão para chuva ao longo dos próximos dez dias.

Fonte/Créditos: Universo Agro