Não tem jeito, Minas Gerais tem cheiro, personalidade e cara de café.

É que a bebida tem tudo a ver com o jeitinho mineiro de hospitalidade, gentileza e simpatia, coisa que não se perde nem na capital, Belo Horizonte. Por isso, o que não falta é cafeteria em BH!

Essa relação vem de longe, desde quando as plantações de café substituíram a exploração das jazidas de ouro e minério, ainda no início do século XVIII. Inicialmente, as culturas cafeeiras dominaram a região da Zona da Mata até que, no século XX, se fortaleceram no sul do estado. Ainda hoje, é de lá que vem boa parte do café consumido em Belo Horizonte.

Os amantes de café que vivem ou visitam a cidade não podem deixar de conhecer esses lugares imperdíveis. Enquanto algumas cafeterias em BH buscam reproduzir o clima interiorano, outras apostam na mistura com a literatura e algumas até oferecem uma experiência sofisticada com o que há de mais requintado nessa bebida dos deuses.

Que tal conferir a nossa seleção com as 8 melhores cafeterias em BH? Então continue a leitura — se possível, na companhia do bom e velho cafezinho!

Foto: Reprodução Internet

1. Café Américo
Já pensou em poder experimentar um café diretamente na fábrica onde ele é processado? Pois é isso mesmo que você pode fazer na cafeteria Café Américo, que abre as portas da fábrica para que os clientes possam ter uma experiência inusitada e deliciosa!

Lá é possível acompanhar os processos de torra e ensacamento, além de — é claro — experimentar os cafés especiais acompanhados de um belo pedaço de bolo. Quem quiser, também pode comprar os produtos da marca para levar para casa.

O Café Américo fica no Floresta, um bairro cheio de história e bem pertinho do centro da cidade, na Rua Silva Jardim, número 389.

2. Mocca Coffee & Meals
Com todo o charme das cafeterias nova iorquinas, o Mocca Coffee & Meals oferece mais do que bebidas e comidas de qualidade. Com internet de boa velocidade, muitas tomadas e mesas de diversos tamanhos, o local é ideal para a realização de reuniões e também para quem trabalha sozinho.

A carta de cafés possui bebidas de diversos estilos, desde o tradicional cafezinho até receitas mais elaboradas. Para acompanhar, é possível escolher entre as opções de café da manhã, almoço, lanche da tarde ou aquele happy hour para relaxar no fim do dia,

Um detalhe interessante é que, na verdade, o Mocca Coffee & Meals fica em Nova Lima, uma cidade que se separa de BH, literalmente, por uma rua: a Alameda do Ingá, que abriga essa cafeteria tão interessante.

3. OOP Coffee
Uma visita ao OOP rende mais do que a degustação de bons cafés: quem vai conhecer essa cafeteria em BH pode sair de lá com uma bela aula sobre o tema. Isso porque o estabelecimento foca em oferecer bebidas de diferentes grãos e em diversas formas de extração.

Assim, o cliente pode comparar o produto final de diferentes métodos, como a infusão a frio ou a prensa francesa. Os atendentes da casa também conhecem bastante sobre o assunto e sempre estão dispostos a esclarecer as dúvidas dos visitantes.

Para quem gosta de um bom livro, essa cafeteria em BH é ideal, já que fica na Rua Fernandes Tourino, 143 — uma rua repleta de ótimas livrarias!

4. Café com Letras
O Café com Letras é uma das casas mais tradicionais de BH. Como o próprio nome já indica, a cafeteria se une a uma livraria com títulos de vários estilos diferentes. Na casa, é possível aproveitar os melhores cafés enquanto aprecia um bom livro ou os shows ao vivo que o lugar costuma receber no happy hour.

A gastronomia é uma atração à parte e o restaurante é conhecido por servir pratos deliciosos, tanto no cardápio tradicional quanto nas sugestões do dia — que costumam trazer opções vegetarianas e veganas.

Quem quer conhecer o Café com Letras pode fazer isso em dois locais diferentes: a casa original fica no coração da Savassi — junto com a livraria —, enquanto um estabelecimento mais novo foi instalado no prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte.

5. Chá Comigo
Chá? Isso mesmo. O Chá Comigo pode até ser especializado em outra bebida, mas também serve cafés deliciosos e o maior charme está no clima criativo e ousado do lugar. Com cara de casa da gente, essa cafeteria em BH tem bolo do dia, decoração aconchegante, livros à disposição e até mesmo uma vitrola que o cliente pode escolher o próximo disco a ser tocado.

O Chá Comigo já foi agraciado com o Certificado de Excelência pelo Trip Advisor em 2016 e, com certeza, merece a visita.

Localizado em um dos bairros mais charmosos de Belo Horizonte, o Chá Comigo é uma casa colorida no meio de uma ladeira enorme — bem típico da região! O estabelecimento fica na Rua Leopoldina, nº 634 no bairro Santo Antônio.

6. Kahlua Cafeteria e Tabacaria
Um ambiente requintado com uma bela oferta de pratos, sanduíches, charutos, fumos e — é claro — café. Tudo isso bem no centro da capital mineira! O Café Kahlua é uma cafeteria em BH que possui uma legião de fãs de todas as idades e estilos!

O local é conhecido por ser ponto de encontro dos amantes da bebida, que é tema de todo o estabelecimento. Na decoração, sacas e embalagens de grãos de café de todo o mundo ajudam a completar o clima de adoração à iguaria.

O Kahlua fica localizado em pleno hipercentro de Belo Horizonte e é uma boa pedida para aquele cafezinho em meio ao dia a dia corrido. A sua localização fica na Rua dos Guajajaras, 413, no Centro.

7. Noete Café Clube
O Noete Café Clube oferece uma seleção primorosa de cafés artesanais. A torrefação dos grãos é feita por lá mesmo e o processo pode ser acompanhado pelos clientes, o que proporciona uma experiência diferenciada.

Com cara de fazenda, o ambiente tomado pelo cheiro de café fresco é bastante agradável. Por lá, também é possível degustar queijos, cervejas, sobremesas e muito mais!

O café fica em um casarão da década de 1930 localizado no coração do charmoso bairro Santo Antônio, na rua São Domingos do Prata, 475.

8. Academia do Café
A academia do Café é o ambiente ideal para os amantes da bebida, mas não só para aqueles que apreciam o ambiente final. Lá também é o destino certo para os produtores e comerciantes do grão e, por isso mesmo, oferece atividades como cursos e workshops sobre o tema.

O fácil acesso é mais uma vantagem, já que a casa fica no bairro Funcionários, na rua Grão Pará, 1024.

Seja qual for a cafeteria em BH que você escolher, uma coisa é certa: os mineiros levam bastante à sério a relação com o café. Por isso mesmo existem tantas opções imperdíveis para apreciar as melhores bebidas, seja para começar bem o dia, para relaxar no fim do trabalho ou para encontrar com os amigos no fim de semana. Afinal, um com café é o melhor companheiro para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer, não é mesmo?

Fonte/Créditos: Blog, Lokamig